9.10.17

IX JORNADAS LLANSOLIANAS:
40 ANOS D' O LIVRO DAS COMUNIDADES

Depois dos intensos quatro dias do Festival Silêncio, com Maria Gabriela Llansol em grande destaque, podemos anunciar as IX Jornadas Llansolianas, que este ano evocam os quarenta anos da publicação d' O Livro das Comunidades, visto neste fragmento por M. G. Llansol como o seu «livro-fonte»:
«O Livro das Comunidades é o ponto de partida de uma espiral; viria também a tornar-se o início de uma multidão de seres escritos (humanos e não humanos)… Não é um livro como os outros, é um livro-fonte; o seu começo leva-me a uma paisagem nocturna em que a água é uma claridade que já é madrugada… Não consigo crer que tenha sido escrito por mim, de tal modo me parece autónomo na sua toada e dizeres. Não se trata aí de secretar não importa que mundo imaginário identificado com a irrealidade. A imaginação a que me refiro faz conhecer. É a criação de um tecido de singularidades.»




As Jornadas deste ano realizam-se – em 14 e 15 de Outubro – pela primeira vez em Lisboa, no Espaço Cultural do antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique (Rua Francisco Metrass, 28), não muito longe do novo Espaço Llansol, a casa que mudámos e preparámos nos meses de Julho e Agosto, e por isso ela se chamará assim a partir de agora: a «Casa de Julho e Agosto». Poderá ser visitada num dos dias das Jornadas, com inscrição prévia.
Teremos entre nós este ano, para além de membros e amigos do Espaço Llansol, o poeta de Barcelona José Ángel Cilleruelo, os tradutores de Madrid Mario Grande e Mercedes Cuesta, o actor e encenador do Porto Emanuel de Sousa, o pintor Pedro Proença… E esperamos encontrar nesses dias, agora em Lisboa, muitos dos que nos têm acompanhado nestes anos.