5.10.15

SÉTIMAS JORNADAS LLANSOLIANAS DE SINTRA
O programa completo

«A vocação do exílio» é o tema das nossas Jornadas Llansolianas deste ano, que terão lugar, como já anunciámos, nos dias 24 e 25 de Outubro, na «Sala da Clarabóia» do MU.SA-Museu das Artes de Sintra. A partir das 11 horas. A entrada é livre.


O tema do exílio atravessa toda a vida de escrita de Maria Gabriela Llansol, e pode dizer-se mesmo que está inscrito no próprio nome literário que escolheu, ele também proveniente de uma língua exilada entre as «grandes», a «língua d'Oc» da Catalunha e da Provença, onde o nome ainda perdura. São vários os exílios de uma escritora como Llansol: o de uma escrita de «órbitas excêntricas»; o de uma língua que dá por si em «sobreimpressão» com mundos-outros, renovando-se; o de uma comunidade de figuras que vêm das margens da História; ou ainda o da «ordem figural» de um quotidiano também ele exilado do social e da «luz comum». As intervenções previstas abordarão a matéria do exílio a partir de pontos de vista muito diversos, e orientando-se para a escrita ou a língua, o exílio real ou o paralelismo com casos singulares de exilados, como Uriel da Costa ou Hannah Arendt.

(Para aumentar e ler, arraste a imagem para o ambiente de trabalho)

O programa inclui ainda, como sempre, uma exposição fotográfica com imagens do arquivo («Llansol: Lugares e rostos do exílio»); a projecção de um filme em cujo centro se encontra o lugar por excelência do exílio de Llansol (Ao Lugar de Herbais, de Daniel Ribeiro Duarte); apresentação de dois novos livros (o novo Livro de Horas, que recolhe, ao longo de 730 páginas, toda a escrita de Llansol sobre Pessoa-Aossê, as figuras próximas e os seus ambientes, de 1976 a 2006, longa e criteriosamente preparado por Maria Etelvina Santos; e o volume que documenta as Jornadas de 2014, sobre o fragmento); e teremos ainda, a concluir, uma leitura de textos centrados na temática das Jornadas, pelos actores Diogo Dória e Raquel Mendes.

OS NOVOS LIVROS: