25.1.15

«PENSAR É COM O CORPO...»
Clarice e Llansol na «Letra E»

Sobre Clarice Lispector escreveu um dia Llansol (que, ao que podemos depreender hoje pela sua biblioteca, só terá lido dois livros da escritora brasileira), que ela «é uma beguina – uma irmã inteiramente dispersa no nevoeiro; o que nos une é que ela surpreende-me, como eu hei-de surpreender... Somos um indício de que a impossibilidade de ser-se sempre igual existe» (Caderno 1.22, pp. 265-266, 17 de Setembro de 1986).


A tarde de ontem na «Letra E» correu no espírito de um encontro-desencontro, como se esperaria. As entrevistas das duas escritoras («escreventes»?) que vimos e ouvimos tanto as aproximam como as distinguem. A nossa convidada de ontem, Maria Carolina Fenati, falou, a partir da sua própria experiência de leitura, das duas autoras, traçando paisagens que passaram pela questão central da maior ou menor facilidade de «compreensão», pela necessidade da releitura dos textos de ambas («eu ganho na releitura», dizia Clarice na entrevista), tanto ao nível de todo um livro como, em Llansol, de um único parágrafo ou de uma página. Abordaram-se ainda as diferentes «viagens» que uma e outra propiciam ao leitor (mais interior em Clarice, mais voltada para o mundo em Llansol). Dos ritmos e dos modos de escrita se falou também, em particular da intensidade da escrita em ambas, e do que isso gera, no ritmo diário de escrita ou na composição dos textos. Num e noutro caso, sugeriu a Carolina, há uma «orquestração» muito particular de intensidades, que fragmenta necessariamente a realidade («A realidade, para ser profunda, tem que ser fragmentada. É impossível aguentar a intensidade continuamente...», diz Llansol na entrevista de 1997).

Clarice no espólio de Llansol, e na sua recepção em Portugal
Um tópico importante, que derivou da entrevista de Llansol e suscitou várias intervenções do público – muito participante ontem –  foi a da relação pensar-sentir (e ver, particularmente na autora portuguesa). O caminho de Clarice e Llansol (que esta contrapõe ao da «racionalização» de Vergílio Ferreira) é o da absorção de toda a experiência sensorial no pensamento, retirando-lhe a carga de abstracção e de pretensão de autonomia. Llansol diz (e Clarice também o sugere na sua entrevista); «Eu não faço separações. Para ser real e para dizer realmente como eu apreendo – apreendo estando lá. Eu acho que sinto, vejo, penso, tudo é simultâneo (...) Pensar é com o corpo...»

Maria Carolina Fenati e o público