28.10.14

«LETRA E»
As actividades em Novembro e Dezembro

As actividades da «Letra E» do Espaço Llansol prosseguem, com sessões em 15 de Novembro e 13 de Dezembro (esta última no Auditório do Museu Ferreira de Castro, em Sintra, inaugurando uma «descentralização» que poderá repetir-se no futuro).

 Em Novembro abrimos um ciclo («Lugares e tempos de Llansol») que terá continuidade em 2015, no qual iremos revisitando os lugares significativos da biografia, também literária, de M. G. Llansol. Começamos com os lugares da infância, passaremos pela adolescência e juventude em Lisboa, prosseguiremos para os vários lugares do exílio da Bélgica e terminaremos em Colares e Sintra. Sempre com leitura de textos, na medida do possível inéditos, sobre esses lugares e fases de vida. Para o primeiro, recuperamos algumas sequências do projecto de filme («Seguindo o Olhar») que iniciámos em 2011, com Daniel Ribeiro Duarte, que nos trará alguns planos das filmagens realizadas em Alpedrinha e Vila Pouca de Aguiar. E haverá, como habitualmente, um caderno com textos e muitas fotografias de Llansol na infância.
Na sessão de 13 de Dezembro, no Museu Ferreira de Castro, João Barrento traçará o arco que cobre toda a Obra de Llansol, para mostrar como ela, vindo quase toda do passado, de facto é uma obra «pré-póstuma», que ecoa um futuro.