21.1.14

OLHAR O SER, ESCUTAR O TEMPO
Encontros improváveis na «Letra E»


Quem vier no próximo sábado (25 de Janeiro, às 17 horas) à «Letra E» do Espaço Llansol poderá entrar por algum tempo num oásis, em pleno deserto ruidoso do mundo quotidiano que nos envolve. Pede-se apenas que tragam duas coisas: primeiro, a capacidade de não esperar que muita coisa aconteça – mas haverá sempre alguma coisa a acontecer, a dar-se a ver, a cair literalmente sobre nós; depois, ser capaz de se despir de ideias (de ideias feitas, também pelo cinema que mais se vê) e de mergulhar num estado de nudez mental que alimenta a imaginação e a faculdade do olhar.



A festa do olhar, o tempo que se espraia nas imagens, os ritmos do mundo, o mistério da noite – é isso o que temos para oferecer, com o filme do iraniano Abbas Kiarostami Five. Dedicated to Ozu (um filme feito só de tempo e imagem, sem qualquer diálogo), e um dos nossos caderninhos com textos inéditos de M. G. Llansol que entram num inesperado diálogo com esse filme – que Llansol nunca viu. E ainda um desdobrável com vinte poemas minimais, imagistas, de Kiarostami. As ligações à tradição do despojamento e do silêncio no cinema e na poesia estarão presentes, quer através da relação explícita deste filme com o cineasta japonês Yasujiro Ozu (que Daniel Ribeiro Duarte comentará), quer pelos poemas, escritos na tradição do haiku (e também do imagismo americano), também eles revelando evidentes afinidades com este e outros filmes de Abbas Kiarostami. Um feliz «encontro inesperado do diverso».

Nota: A sessão sobre «Llansol e os rostos do tempo» (a pretexto da publicação do Almanaque Llansol de Ilse Pollack), que chegou a ser anunciada na Agenda Cultural de Sintra para este dia 25 de Janeiro, foi cancelada devido ao falecimento súbito do nosso amigo, sócio e coleccionador Alfredo Santos, que deveria estar presente nessa sessão com alguns almanaques das suas colecções.