25.6.12

PESSOA - TABUCCHI - LLANSOL
NA «LETRA E»

A sessão de sábado passado na Letra E (a última antes das férias de Verão, e até às Quartas Jornadas Llansolianas de Sintra, em 29 e 30 de Setembro) decorreu sob o signo de Pessoa – das suas sombras e dos seus fantasmas na literatura e no cinema contemporâneos.



Começámos por ler textos inéditos de Maria Gabriela Llansol em torno da figura de Aossê (ver abaixo algumas dessas páginas nos cadernos), Maria Etelvina Santos traçou o enquadramento de todo o processo de nascimento e evolução da figura de Pessoa/Aossê na Obra de Llansol (entre 1978 e 2007), a génese de Lisboaleipzig, as relações e as divergências desta figura em Llansol e noutros contemporâneos, em particular José Saramago (O Ano da Morte de Ricardo Reis) e Antonio Tabucchi (com este Requiem e ainda um outro pequeno livro de matéria pessoana, Os Últimos Três Dias de Fernando Pessoa).
 

Vimos o filme de Alain Tanner e em seguida entrámos num prolongado diálogo com os presentes, a propósito do sentido dos «fantasmas» de Pessoa (e outros, que atravessam o filme), das diferenças entre uma abordagem de Pessoa através do regresso do seu fantasma e, caso de Llansol, do renascimento da personagem histórica metamorfoseada em figura, com os caminhos particulares e singulares de Pessoa em Lisboaleipzig, um Falcão no Punho, Os Cantores de Leitura e outros livros. E também, como agora sabemos e não sabíamos antes, com toda a constelação prismática desta figura e do seu envolvimento por outras – os Bach, Infausta, Spinoza... – nos mais de trinta cadernos manuscritos por onde anda Pessoa/Aossê e na flioresta dos dossiers dactiloscritos do espólio.

Nascimento e crescimento de Lisboaleipzig nos cdernos manuscritos

O primeiro semestre da Letra E, podemos dizê-lo, foi um sucesso: a nossa casa do lado foi conhecendo pessoas sempre novas, genuinamente interessadas na escrita de Llansol, participativas. E nós surpreendemo-nos em cada tarde de sábado, ao recebermos e conhecermos sempre novos rostos, vindos dos mais diversos e inesperados sectores. Esperamos que continuem a vir. Até Outubro na Letra E!