6.8.11

OUTUBRO BRASILEIRO SOB O SIGNO DE LLANSOL


Acompanhando a saída dos três primeiros diários de Maria Gabriela Llansol em edição brasileira, inserida num projecto de edição da Obra que continuará nos próximos anos (na Editora Autêntica, de Belo Horizonte), o mês de Outubro será tempo de presença intensa e múltipla de Llansol em várias cidades e universidades do Brasil.
Os diários – Um Falcão no Punho, Finita e Inquérito às Quatro Confidências – serão publicados numa caixa, acompanhados de três entrevistas de M. G. Llansol, duas das quais inéditas em livro, e terão lançamentos no Rio de Janeiro (20 de Outubro) e em Belo Horizonte (21 de Outubro). Ao mesmo tempo, três universidades brasileiras organizarão colóquios em torno da Obra de Llansol, ou com comunicações sobre ela:
– em 14 de Outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais («A cura da literatura. Breve encontro da psicanálise com o texto de Maria Gabriela Llansol»);
– em 18 de Outubro, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói («Um dia de fulgor. Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol»); em 17 e 19 de Outubro, na mesma universidade, conferências de Maria Etelvina Santos («O espólio de M. G. Llansol») e João Barrento («Llansol e a questão da poesia»). Sobre estes eventos em Niterói, ver toda a informação aqui.
– em 26 de Outubro, no I Congresso da Pósgraduação em Letras da Universidade Estadual de São Paulo (São José do Rio Preto), Maria Etelvina Santos falará sobre «A insustentável manifestação do Ver: fronteiras e limites do visível em M. G. Llansol» (toda a informação sobre o Congresso aqui).
Está ainda prevista a publicação, por uma editora brasileira, de um volume sobre a Obra de Llansol (Partilha do Incomum. Ensaios com Maria Gabriela Llansol), organizado por Maria Carolina Fenati, com colaboração portuguesa e brasileira.