25.2.10

A DAMA SINGULAR DE HÉLIA CORREIA

O último número da revista Colóquio-Letras (o 173, Janeiro-Abril 2010) traz um singular conto de Hélia Correia – A dama singular – onde se ouvem ecos llansolianos, mas trazidos por uma personagem, a rapariga-da-aldeia, que só poderia ser de Hélia Correia. É um conto de aprendizagem, uma história de relação a dois e de crescimento mútuo como a da «estátua de leitura» de Um Beijo Dado Mais Tarde, como a de tantas figuras que se cruzam e se completam no «bravio acto de aprender» que atravessa o texto de Llansol e este conto da Hélia. A ler em papel, já que este número da Colóquio não está ainda disponível na página da revista.

21.2.10

ELEIÇÕES NO ESPAÇO LLANSOL

Na Assembleia Geral eleitoral de ontem, que decorreu na sede do Espaço Llansol em Sintra, com Manuel Gusmão a presidir à Mesa, foi eleita por unanimidade, para o triénio 2010-2012, a seguinte lista de Corpos Gerentes:
Mesa da Assembleia Geral: Manuel Gusmão, José Augusto Mourão e Daniela Oliveira.
Direcção: João Barrento, Hélia Correia, Maria Etelvina Santos, Cristiana Vasconcelos Rodrigues e Helena Vieira.
Conselho Fiscal: Sandra Santos, Albertina Pena e João Madureira.

Os trabalhos nos vários sectores do espólio de Maria Gabriela Llansol prosseguem, e a Casa de Sintra continua a transformar-se: temos a Biblioteca que foi de Llansol e Augusto Joaquim organizada e concentrada numa só sala, e em fase de catalogação; o arquivo mudou também um pouco de aspecto, para receber sectores que exigem condições especiais de preservação, como o arquivo fotográfico. Entretanto, está praticamente concluída a digitalização e classificação de todo o acervo manuscrito (cadernos, agendas, blocos de notas e papéis avulsos), e disponível em formato PDF para consulta. O arquivo de imprensa (jornais e revistas generalistas) está também em fase de conclusão no suporte físico, e será digitalizado e disponibilizado online daqui a algum tempo. Paralelamente, está a ser organizado o arquivo em papel de todos os artigos e trabalhos publicados em revistas especializadas e académicas e em volumes colectivos, em suporte de papel ou online, e actualizada toda a bibliografia llansoliana, activa e passiva (reiteramos o nosso pedido de envio de qualquer trabalho publicado sobre Llansol, ou a indicação do endereço de Internet onde se possa encontrar). A correspondência e os materiais (textos, imagens, slides) das escolas fundadas na Bélgica por Llansol e Augusto Joaquim estão a ser identificados e classificados, e prossegue o moroso trabalho de indexação de todo o espólio manuscrito.
Seguem-se algumas imagens do nosso actual ambiente de trabalho:

(Clique na imagem para aumentar)

1.2.10

LLANSOL: O LIVRO

(Clique na imagem para aumentar)