18.9.10

JORNADAS LLANSOLIANAS:
OS TEXTOS DE 2009 EM VOLUME


Vai ser lançado e posto à venda durante as Jornadas deste ano, no próximo dia 25 à tarde, um novo volume da colecção «Rio da Escrita», editada pela Mariposa Azual, que reune as intervenções das Jornadas de 2009, subordinadas ao tema «Llansol: O novo, o Vivo, o actual».
Fica aqui a capa do novo livro e excertos do «Pórtico» que o abre:

Os textos que aqui se publicam põem claramente em evidência, na diversidade de perspectivas que lhes é própria e faz jus ao objecto de que se ocupam, que os conceitos do novo e do actual se abrem a tudo aquilo que, no contexto literário, cultural e civilizacional contemporâneo, pode ser visto na Obra de Maria Gabriela Llansol como actuante, singular e vivo.
«Actuais» serão, assim, neste Texto, tanto os caminhos que ele partilha com o pensamento e alguma praxis deste nosso tempo, como os valores que ele propõe e que hoje foram secundarizados ou soterrados. A escrita de Maria Gabriela Llansol pontua também este livro, completando os textos das intervenções com excertos inéditos dos cadernos do espólio, na medida do possível próximos da temática das Jornadas e dos seus tópicos condutores. Esses fragmentos inserem-se em extratexto, em cor diferente e em itálico, apresentando-se no seu conjunto como um percurso da autora através das suas próprias noções do novo, do Vivo e do actual, por vezes com surpreendentes derivas e amplificações.