1.8.07



Partícula 42 – Bach traz os cantores de leitura

__________ enquanto o autocarro corre pela estrada,
eu me sinto, como outrora, nas mãos da pequena planta de água, filomenón,
a falar-lhe do que Aossê queria saber.

Mas esta hora consciente da vigília de ontem é tão deslumbrante que só uma pergunta “Onde falta o conhecimento?”, me conduz a um estado latente de meditação, até que me dou conta de que estou pensando na Casa da saudação, ainda vazia, desde que vi entrar pela única porta uma mulher de idade avançada, de calças largas azuis e túnica branca que tinha marcada a beleza do conhecimento na sua face, e certamente a trouxera sempre através da sua longa vida.

Em todos os outros rostos, no autocarro – notei –, não existiam sinais de beleza do conhecimento. Estremeci por dentro:
– É Anna. É Anna Magdalena.
– Vim para ensinar Rorante a amamentar Lós – disse, dirigindo-se a mim: – Johann já está na tua Casa, eu sei. E os cantores de leitura estão quase a chegar.

Calou-se, e eu abri-lhe a cancela.

De: Os Cantores de Leitura (inédito)